sexta-feira, 6 de novembro de 2015

GRANDEZAS ELÉTRICAS


 Na eletricidade básica existem três grandezas fundamentais que são a tensão elétrica, a corrente elétrica, a resistência elétrica. Para estuda-las utilizaremos o conceito de cargas elétrica

CARGA ELÉTRICA:

 Sabemos que a matéria é constituída por átomos e estes por sua vez são constituídos por elétrons, prótons, nêutrons e outros. Qualquer corpo em seu estado normal possui um número igual de elétrons e prótons (corpo neutro). Os elétrons e os prótons são cargas elétricas e pelo principio das cargas sabe-se que cargas iguais se repelem e cargas diferentes se atraem. Podemos através de determinados processos (indução ou atrito por exemplo) retirar ou adicionar elétrons de um corpo fazendo com que este corpo fique com um número diferente de elétrons e prótons.


TENSÃO ELÉTRICA :

A tensão elétrica é uma espécie de “força” que desloca as cargas elétricas em um circuito fechado; portanto, a corrente elétrica sempre é um resultado da aplicação de tensão. Diferença de potencia força eletromotriz e voltagem são outros termos usados para designar tensão.
A tensão  fornece energia  uma carga q do circuito. Sua unidade é o Volt (símbolo V), mas os seguintes múltiplos e submúltiplos aparecem com freqüência: quilovolt (kV) = 103 V e milivolt (mV) = 10-3 V Quando aplicada aos terminais de um dispositivo, a tensão altera o equilíbrio das cargas: um destes terminais ficará com falta de elétrons - e, portanto, positivamente carregado - enquanto o outro terá excesso de elétrons, ficando carregado com carga negativa. Chama-se a isto de polaridade da tensão  que é representada por um par de sinais + e –.





CORRENTE ELÉTRICA :

 Consiste no movimento de cargas elétricas em um sentido predominante. Este movimento sempre é devido à existência de uma tensão  e seu sentido depende do tipo de carga elétrica que está em movimento nos condutores metálicos as cargas disponíveis são negativas (elétronslivres), de modo que o seu deslocamento coincide com o chamado sentido eletrônico da corrente.
No entanto, historicamente os conceitos da Física foram criados a partir de cargas positivas;
chama-se sentido convencional àquele do deslocamento dessas cargas positivas .A Figura abaixo mostra a diferença entre essas duas convenções; neste trabalho adotou-se o sentido convencional para a corrente.




RESISTÊNCIA ELÉTRICA:

A resistência elétrica, dada sob a grandeza Ω (Ohm) nada mais é que o exercício de oposição de um determinado corpo à passagem de corrente elétrica. Vários fatores podem colaborar para que haja essa resistência. No caso da eletricidade em si, diâmetro, comprimento, temperatura e tipo de material em que é feito o condutor, ajudam a interferir nesse fator. No caso, a resistência pode também ser usada à favor.

POTÊNCIA ELÉTRICA:

A potência elétrica pode ser definido como o trabalho elétrico desenvolvido pela corrente elétrica num período de tempo. Em termos mais simples é a conversão de energia elétrica em outra energia útil ao ser humanos. No caso do chuveiro, quanto maior potência elétrica, maior a quantidade de calor que ele gera para aquecer a água.



Bibliografia: (http://www.eficien.com.br/ w.w.w.intranet.ctism.ufsm.br )


Nenhum comentário:

Postar um comentário