LIXO ELETRÔNICO
Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.
A produção do lixo eletrônico é feita em todos os setores, seja em residências, indústrias ou nos comércios. Com o avanço acelerado das novas tecnologias a necessidade de atualização e obtenção de novos aparelhos eletrônicos é imensa e intensa. Neste contexto, eletroeletrônicos se tornam cada vez mais presentes, sendo descartados e trocados por novos aparelhos. Este ciclo de mudança pode gerar um grande impacto ambiental, caso o equipamento não passe por um processo adequado de descarte.
Para que não haja um impacto ambiental, o lixo eletrônico deve ser despejado em locais específicos e não ser misturado com o lixo orgânico ou lixo de reciclagem normal (metais, plásticos e papéis). Muitos desses aparelhos possuem componentes químicos (como mercúrio, chumbo, berílio, entre outros), que poluem e contaminam o solo ou a água, caso entrem em contato.
Para evitar essa contaminação, são necessários alguns cuidados:
Para evitar essa contaminação, são necessários alguns cuidados:
- Aparelhos celulares, baterias e demais periféricos podem (e devem) ser entregues às empresas de telefonia celular ou às fabricantes. SBS Reciclagem Eletrônica é uma empresa dedicada especificamente para dar fim adequado a esses materiais.
- Doar equipamentos usados para outras pessoas, em vez de jogá-los fora. Além de não poluir o meio ambiente, ainda ajuda outra pessoa que esteja precisando.
- Fazer o descarte dos equipamentos apenas em locais próprios, como cooperativas e empresas especializadas em reciclagem de materiais eletrônicos.
Além de contaminar o meio ambiente, o descarte inadequado pode provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua, por conter substância químicas. Estes equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro e demoram muito tempo para se decompor no solo.
Referências:http://www.setorreciclagem.com.br/reciclagem-de-lixo-eletronico/o-que-fazer-com-o-lixo-eletronico/, http://ricmais.com.br/sc/jornal-do-meio-dia/videos/descarte-correto-permite-a-reciclagem-de-lixo-eletronico/,http://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/onde-descartar-lixo-eletronico-corretamente/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário